domingo, 28 de julho de 2013

Explicações sobre Radialismo

Antes de mais, um radialista é um profissional da rádio. Assim sendo, a função de um radialista pode ir desde a locução até a direção desse meio de comunicação. Pelo fato de o radialista ser um profissional com um amplo escopo de atuação, existem diferenças sobre as formações que são necessárias para exercer determinadas funções.

Assim sendo, para atuar como rádio-jornalista, que é o radialista que exerce
funções jornalísticas, de divulgação e produção de notícias, é necessário ter o diploma de Jornalismo. Para ser um radialista que atua em áreas técnicas, como a sonoplastia, é necessário o diploma em Rádio e TV. Porém, para radialistas que exercem a função de locutor esportivo, de programas musicais e afins é somente necessário ter concluído o ensino médio, mas toda a formação que vise um aprofundamento e formação completar é um diferencial apreciado.

Entre as principais atividades de um radialista estão a locução, a narração, realização de reportagens e entrevistas, elaboração de pautas, seleção musical, edição e a criação de programas.

Para ser um bom radialista é necessário ter uma boa voz, boa dicção e facilidade para se expressar, uma vez que quando se trabalha na rádio a voz é o instrumento de trabalho. Além disso, a agilidade, a facilidade para trabalhar em ambientes estressantes e sobre pressão, a criatividade, a empatia, o “sorriso na voz”, a facilidade para lidar com o público e o conhecimento dos seus gostos e necessidades, bem como a sensibilidade, são características que ajudam a ter sucesso nessa profissão.



Fonte: Locutor Tim

Nenhum comentário:

Postar um comentário